Chamada para resposta imediata aos ataques do Estado turco as pessoas de Rojava
25.12.2023
Chamada nos seguintes idiomas: ENG IT ESP D GR
Em 23 de Dezembro de 2023, o Estado turco lançou uma brutal campanha de bombardeamentos contra infraestruturas civis em Rojava (norte da Síria). Com a área ainda lutando para recuperar dos recentes ataques sofridos no início de Outubro, esta nova onda de ataques visa impedir qualquer estabilização da região.
Em Outubro, uma primeira onde de ataques turco teve como alvo infraestruturas vitais em Rojava (gás, eletricidade, água, locais de produção de bens essenciais, etc.), causando enormes danos que colocaram em perigo as condições básicas de vida para milhões de pessoas.
Os novos ataques lançados pelo Estado turco têm como alvo as mesmas infra-estruturas civis e também locais de trabalho e produção da sociedade. Embora ainda seja muito cedo para saber exatamente os locais que foram os alvos dos ataques. Independentemente das consequências destes ataques (que ainda estão ocorrendo), já é certo que iremos enfrentar uma catástrofe em Rojava, principalmente com o inverno se aproximado e a produção eléctrica e de combustível gravemente danificada.
Por que esses ataques estão acontecendo agora?
Nas montanhas do sul do Curdistão (norte do Iraque), a guerrilha lançou uma série de ações vitoriosas contra as forças de ocupação turcas, que estão longe de conseguir enfraquecer a resistência à ocupação turca nas montanhas, apesar da utilização de armas proibidas por todas as convenções internacionais. Tendo sofrido inúmeras baixas, o estado fascista turco está voltando seu ódio para o povo de Rojava. A população civil e os seus meios de sobrevivência estão sendo alvos desses ataques com o objetivo de punir o povo e enfraquecer o vínculo existente entre o povo e as suas forças de autodefesa.
Embora a região esteja em constante ataques de drones com o objetivo de atingir representantes da sociedade, forças de autodefesa e a população civil, esta nova ofensiva visa dissociar o povo do confederalismo democrático, tentando colocar medo na sociedade. Estes ataques tem como objetivo o projeto político colocado em prática pelos povos da região. Uma sociedade sem Estado, democrática, ecológica, multiétnica e multicultural, impulsionada pela vanguarda das mulheres. A política genocida da Turquia visa deslocar as pessoas, essencialmente uma limpeza étnica.
Em frente a essa situação, apelamos a todas as forças revolucionárias, aos antifascistas, às pessoas democráticas e aos que defendem a liberdade em todo o mundo, para que se organizem e exerçam pressão sobre o Estado turco de todas as fomas possiveis. Não esqueçamos que o Estado turco muitas vezes conduz sua guerra suja com apoio político e com armas e tecnologias ocidentais. Existem inúmeros meios de colocar em prática a pressão, desde a divulgação de informação aos protestos em frente às embaixadas turcas, até outras formas de ação direta e desobediência civil.
O que precisamos agora é de uma resposta rápida e impactante para parar os ataques imediatamente!
#SmashTurkishFascism
#Riseup4Rojava
25.12.2023
Rede Riseup4Rojava
#Smash Turkish Fascism
#Riseup4Rojava